Testemunho: Como tentar perdoar.

Oi! Que a alegria do Senhor possa estar contigo neste momento e que o Espírito Santo te abençoe, transformando-te e aperfeiçoando-te...

Este texto é mais um breve testemunho... Portanto, espero que o meu testemunho edifique você, sabendo que só amo porque Deus me amou  primeiro, que só perdôo porque Deus me perdoou. Tudo que tenho, tudo que sou, vem do Senhor. E sem Ele, eu não seria nada de bom.

É interessante que toda a obra de Deus em nossa vida comece com um coração quebrantado e com o Espírito Santo que vem convencendo-nos do pecado, da justiça e do juízo. E que nossa atitude, com o agir de Deus em nós, seja realmente reconhecer nossos pecados e saber que sem a graça e misericórdia de Deus, não teríamos condições de receber perdão. Nem de enxergar que o outro precisa ser perdoado. Deus nos faz entender que liberar o outro com o perdão é tirar um fardo das costas dele que talvez ele carregue, se se arrependeu. E se não se arrependeu, é ter misericórdia e pedir para que Deus o faça enxergar seu erro para que tenha condições de se arrepender.

"Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas. Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão. As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu! " Salmos 19:12-14

"apareceu João Batista no deserto, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados." Marcos 1:4

"e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;  não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]! Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas." Mt 6:12-15

Sempre há uma atitude de Deus pra nós e uma nossa, pra Deus e pro outro.
 



Pensando nisso, quero dar um breve testemunho. Eu não consigo ficar com raiva de ninguém por mais de poucos dias.  Não significa que não sou ferida. Mas não consigo ter a raiva em mim, por muito tempo. A dor em mim é tão forte que pra eu conseguir prosseguir, eu realmente preciso orar e orar pela pessoa e aí experimento o benefício do Senhor em mim. Costumo dizer que ou o orgulho ou o amor. Ou o amor ou o rancor. Onde Deus está, o mal não pode habitar. Também, o Senhor me ajuda a: justificar a pessoa e pensar que ela tivera a atitude sem intenção; Lembrar de meus erros e das vezes que precisei ser perdoada; Vê-la com compaixão se seu coração for orgulhoso ou arrogante, pois não enxerga o essencial de Deus para cada um de nós, enquanto estamos aqui. Sabendo que dependendo de seu arrependimento ou não, está a vida eterna com Cristo ou não. Então experimento um amor verdadeiro por aquela pessoa. Não que meu coração não fique magoado e triste. Sim, fica. Não que eu já não possa ter deixado um coração magoado e triste. Sim, já. Mas há pessoas e pessoas nesta vida e temos que lidar com a  maioria delas.

Lembro de uma amiga que tinha um amigo e este simplesmente deixou de falar com ela, e ela nem sabia porquê. Acho que foi vítima de fofoca mentirosa e ele nunca perguntou a ela a respeito da verdade. Tem pessoas assim,  né? Que dá ouvidos ao "estranho" e não ao "amigo"... Que nem procura saber a verdade. Ou que toma suas conclusões e se acha tão bom que nem se importa em se aproximar e saber se está acreditando numa verdade ou numa mentira, ou saber a versão da pessoa. Nem dá chance ao outro de se defender... Que mentes e corações! Muitas pessoas não perguntam por medo da outra mentir. Mas se a pessoa mentir, pior pra ela. E tem mais, você pode ser enganado por outras nas quais confia. Quem conhece o coração do homem...? Há tantas pessoas se surpreendendo com traições de amigos e/ou irmãos. Era fiel ontem, hoje não é mais. Quem sabe o futuro? Se quem estava firme vai cair e se quem estava caído vai levantar? Ou quem vai permanecer caído ou quem vai perseverar, levantado? Entristeço-me tanto de amigos de infância que me evangelizaram e hoje experimentam os prazeres do mundo e não sentem o desejo de voltar a obedecer o Senhor. Porém, ainda acredito que isso possa acontecer. Por isso, não desisto de orar por elas. Tomara, arrependam-se e voltem. Assim como o filho pródigo, em Lucas 15.

Quantas vezes não me surpreendi ao pensar que uma pessoa era chata e ela era uma boa pessoa. E o contrário também. As pessoas são difíceis por natureza, pois o egoísmo e orgulho domina muitos corações. Até os que parecem mais humildes. E quando se prova isso? Em situações de dores e confrontos.

Consegui perdoar uma pessoa que me fez um mal muito grande.  Nem a conhecia, na verdade. Sabe por que consegui? Porque vi que era obra do maligno pra destruir sentimentos em mim. Então lutei contra ele e minha recuperação foi mais rápido do que qualquer um pode imaginar. Exercício do perdão, oração e comunhão com Deus...


Creio que sem Deus, não é possível, pois Ele prepara coisas tão especiais para
nós nestes momentos, que não há como não nos sentirmos queridas, amadas e curadas. Como um Pai que cuida do filho, com chazinho, abraço, palavras e carinho e muito amor. Já experimentei tantas vezes isso, que não tem como não correr pros braços do Senhor, quando alguém me faz mal, principalmente quando é covardemente. Ou de quem menos se espera. E procuro exercitar, com os próximos e com os distantes. Deixando o Senhor do tempo resolver todas as coisas.

 
Claro que no início, me decepcionei com pessoas. Pois elas nunca estavam disponíveis quando eu precisava. Ou  não me entendiam. Não me ouviam. Não tentavam me entender. Também não me defendiam... Muitas vezes, não se comoviam... Até que um belo dia, há muitos anos atrás, em momento de muita angústia, depois de ter ligado pra várias pessoas só pra descontrair, sem falar nada de minhas dores; todos estavam indisponíveis e o Espírito Santo falou comigo:
 
__ Já procurasses tantas pessoas, mas não procurasses a mim...
 
Eu ouvi. Ouvi mesmo. Eu tive certeza que era Deus e falei: Verdade, Senhor... me perdoa, vamos conversar. E essa rotina nunca mais se acabou em minha vida. Porque o transformador de situações e sondador de corações, o Consolador, O Melhor Conselheiro estava falando comigo! Precisava mais o quê? Obedecer! Lindo!!!
 
E eis algumas das coisas que Ele me ensinou. Nem entro tanto no mérito do tamanho perdão de Deus por nós. Mas Ele me fez compreender direitinho também isso. E como fazermos pra viver melhor neste mundo, que "jaz no maligno" e nos "dias maus". Hoje, decidi compartilhar, para que abençoe você. Pois o bem que Deus me faz, desejo que Ele te faça também... E no que depender de mim, quero ajudar a fazer também. Que o  Senhor nos ajude a ajudar.
 


01) Finja que faz muito tempo e que é ridículo ainda pensar do mesmo jeito. Igual aquelas briguinhas que você tem na época de escola. Já pensou você reencontrasse a pessoa e dissesse, mas eu não falava com você porque você fez isso, isso e isso. KKKKKKK é ridículo!
 
02) Aprenda com os velhinhos. Eles dizem que se pudessem voltar atrás, fariam tanta coisa diferente, e uma das coisas é "devia ter me importado menos, com problemas pequenos, ter 'vivido' por amor." Então exercite isso já hoje!
 
03) Aprenda com quem já se foi ou quem está muito doente sem saber se vai ou não. Tem jovens e crianças nesta situação. E aí? Tudo perde o sentido e ganha um novo sentido, não é? Espero que sim. Estar numa situação assim, faz com que lembremos que esta vida, por mais que dure, é tão breve... Melhor gastá-la pensando em coisas boas. Sem esquecer da realidade, claro. Somos inteligentes.
 
04) Aprenda com as crianças que arengam e parecem que não querem mais brincar e com 10min voltam a ser as melhores amigas do mundo. Até os adultos, às vezes, tem vontade de apartar e dizer que "não vão mais brincar juntas, porque vocês sempre brigam". Coisa de adultos. Rs .Os primos e os irmãos pequenos que o digam. Painho e mainha nos colocava de castigo, sentados juntinho um do outro, até fazer as pazes. Era rápido. Rs
 
05) Ore por quem não pensa assim. Realmente essa pessoa é bem mais triste


que você... e carrega um fardo nas costas que você precisa realmente se compadecer. Não estou ironizando. E pra quem te fez mal, mal mesmo. Daqueles males que é quase impossível perdoar, pensa que se ele não se arrepender, ainda ele estará em pior situação que você ;e se se arrepender, PERDOA! Êêêêêê
 
06) Se eu pudesse eu discutia com as pessoas abraçadas com elas. kkkkkkkkkk Dizendo: não é porque estou brigando com você que deixei de te amar. Eu só estou brigando com você. Só isso. Se você puder fazer o mesmo, eu vou ficar feliz. E você também! Rs Pior que isso é verdade. Rssss Lembro que eu discutia com meu ex e se ele se afastasse de mim, no sofá, eu perguntava: e por que você não pode ficar aqui? Eu ficava arrasada pelo fato de ele se afastar. E olha que quem dava o motivo era ele. Rssss Sou boba mesmo. kkkkkkkk E às vezes isso nos ajudava porque terminávamos a discussão morrendo de rir.
 


07) E se alguém quiser te castigar mesmo, ria da situação, depois de ficar triste. A maioria de nós é tão criança né? Mesmo com rostos sérios e durões. No fundo no fundo, a maior parte de nós nunca amadurece, apenas fica mais alta. Você já experimentou tentar se aproximar de uma pessoa que todos julgam bem difícil? De repente, ouvi-la torna a vida dela tão especial pra você, que é  capaz de você defende-la. Como aquela frase do Pequeno Príncipe: "Era uma pessoa igual a cem mil outras pessoas. Mas eu fiz dela um amigo, agora ela é única pra mim." Porque vocês terão algo chamado cumplicidade. Então, quando descobrires que ela está errada, você vai falar isso só com ela. E quando outras vierem para acusa-la, você quer falar: "mas você sabe porque ela agiu assim? Ela precisa de sua ajuda e compreensão, talvez até do seu amor ou ao menos, paciência. Mas ela não é uma má pessoa. Ela apenas errou! Você que tem o coração duro demais e insensível demais!" Acho que Deus faz assim, com muitas pessoas. Até com algumas que eu mesma já me magoei. Então ele me revelava o coração da pessoa. E me ajudava a compreendê-la. Mesmo que fosse mostrando um coração orgulhoso e soberbo. Eu realmente fico triste. Seria tão bom que todos fossem mansos e humildes... utopia? Não no  céu. :)


 
08) Ah, sei lá, o que eu perco sendo assim? Lembre quando errou. Das vezes que o Senhor te protegeu e das vezes que precisou de perdão.
 
09) Visto que o passado não pode mais ser mudado, romantize-o. É verdade, faço isso. Eu falo pra mim: Ele(a) gostava de mim, mas o orgulho não o(a) deixou ficar perto de mim. Ou a fraqueza de personalidade para enfrentar alguma situação. É uma pena... Ainda digo pra mim mesma que talvez ele(a) tenha se arrependido, só não quis me falar. Ou que não foi a intenção, mas aconteceu. E pra que vou guardar na minha mente: fulaninha(o) não gosta mesmo de mim. Ele(a) queria me fazer muito mal. Eu heim! Quem quiser que tenha seus rancores. Eu não! E se realmente for assim, não posso fazer muita coisa a não ser orar e dar oportunidade para quem quiser se aproximar e conhecer de verdade.
 




10) Por último, Deus pediu para perdoarmos, não por causa de doenças psicossomáticas, mas por amor e compaixão ao outro. Confesso que fico chateada com quem fala isso. Pois Ele nos perdoa. Você tem noção que Jesus pediu para o Pai perdoar os seus assassinos? Só quem tem o Céu como morada e uma realidade em sua vida, consegue agir assim. Só quem crer e age conforme crer. "Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem. Lucas" 23:34a. Certamente, se eles soubessem quem é Jesus,  não faziam... Se Deus agir como a maioria das pessoas agem, não quero nem pensar no que a pessoa vai dizer pra Ele, quando estiver diante do HOMEM que morreu por nós, para nos salvar... e decidiu nos perdoar, mesmo sendo pecadores... Pois a Palavra diz que as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos e não têm fim. (Lm 3:22)
 
Recomendo a real meditação e aplicação para a sua vida de
  • Mateus 18:21-35;
  • Mateus 6:12-15;
  • Lucas 15
  • 1 João 1:9;
  • 2 Co 2:5-7.
 
"Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor
(Porque andamos por fé, e não por vista).
Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.
Pois que muito desejamos também ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes.
Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.
Assim que, sabendo o temor que se deve ao Senhor, persuadimos os homens à fé, mas somos manifestos a Deus; e espero que nas vossas consciências sejamos também manifestos."
2 Coríntios 5:6-11

Deus sonda os corações e às vezes, revela. Portanto, sosseguemos o coração...

"Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos (....)
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;
Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.
2 Coríntios 4:8-9.17-18
 
Que Deus tenha misericórdia de todos nós e que nos ajude a nos aperfeiçoarmos de modo que o mundo veja as nossas boas obras e glorifiquem o nosso Pai, que está no céu. Assim O deixaremos satisfeito e feliz conosco. Alegrando Seu coração. Sabendo que se Deus é bom para com ímpios, imagina o prazer que sente em abençoar seus filhos, humildes de coração...
 




 
Por: Érica Patricia dos Santos Brasil
 
 
 
Ao Senhor Jesus, a glória para sempre. Aleluia!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma mulher cheia do Espírito Santo

Eu vejo a glória do Senhor hoje aqui

O amor é cego?